Qual é o custo para ter um CNPJ?

Ao abrir um CNPJ o empresário precisa estar ciente de que custos fixos e variáveis virão, e cada tipo de empresa possui suas peculiaridades.

A empresa mais econômica que existe atualmente é a MEI pois além de não haver taxas para a abertura ela possui um dos menores impostos, mas como nem tudo são flores ela possui suas limitações.

O valor para manter uma MEI acaba ficando por menos de R$ 60 reais mensalmente (2018), por se tratar de uma empresa onde o INSS do sócio administrador já está incluso na guia mensal do MEI, ela acaba tendo seu custo reduzido além de não ser obrigada a ter um responsável pela contabilidade o que ajuda a reduzir o custo mensal.

Após isso temos as empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real, que possuem taxas e um custo maior para realizar a abertura, além disso estas devem recolher o INSS de pelo menos um sócio administrador e estão obrigadas a ter um responsável pela sua contabilidade o que acaba subindo os custos para se manter a empresa.

Outro fato que encarece os custos e despesas de um CNPJ são os gastos com folha de pagamento. Por isso um bom planejamento inicial é ideal para que não se tenha surpresas!

Não podemos deixar de lembrar que além da folha de pagamento existem inúmeros custos, despesas, taxas e impostos que podem variar conforme a atividade da empresa, no simples nacional por exemplo há diversas formas e alíquotas para a cobrança dos impostos, caso sua empresa vá revender mercadorias também existe a necessidade da compra de um certificado digital.

 

Acesse para mais informações: Portal do Empreendedor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *