Amil cuidado certo é bom?

Excesso de exames pode fazer mal a saúde?

Quando se trata de saúde, quantidade não garante qualidade.

Segundo estudos exames em excessos podem causar diversos males e enfermidades, como tomografia e ressonância, por exemplo.

O objetivo da Amil é que você tenha o cuidado necessário, nem mais, nem menos.

Com um cuidado coordenado pelo médico de família, que tem acesso a seu histórico e acompanha de perto sua saúde não será necessário pedir vários exames a cada nova consulta.

O que é médico da família?

Médico da família é um termo utilizado para definir o médico que possui residência em saúde da família, ou seja, um especialista da saúde que possui foco no cuidado e prevenção de doenças podendo acompanhar o paciente desde seu nascimento até a fase adulta.

A finalidade desse profissional é diagnosticar e orientar os pacientes sobre medidas de proteção e se necessário tratamento em áreas físicas e mentais.

O termo remete para aquele antigo profissional de bairro que era habitualmente consultado, assim que alguém da família passasse por alguma anormalidade de saúde dentro de casa.

O que é Telemedicina ou Teleconsulta?

A telemedicina ou teleconsulta veio para atender a demanda de pacientes que fazem tratamento de rotina ou acompanhamento mensal sem que haja necessidade de expor o beneficiário ao ambiente hospitalar, pois toda a consulta com o médico se dá através de uma reunião virtual sem sair de casa.

Todos os planos de saúde possuem a cobertura Telemedicina ou Teleconsulta?

Hoje a grande maioria, pois esta modalidade de consulta intensificou-se após o início da pandemia e a necessidade de se manter em afastamento social fez-se necessário a modernização da forma de se consultar com os profissionais de saúde.

Em qual caso deve ser feito o exame para detecção do Covid-19?

O exame deverá ser feito nos casos em que houver indicação médica. O médico assistente deverá avaliar o paciente de acordo com o protocolo e as diretrizes definidas pelo Ministério da Saúde, a quem compete definir os casos enquadrados como suspeitos ou prováveis de doença pelo Coronavírus (Covid-19) que terão direito ao teste.

Nas situações em que o médico verificar que o exame é indicado, deverá orientar o paciente a procurar sua operadora para pedir indicação de um estabelecimento de saúde da rede da operadora apto à realização do teste. É preciso ficar atento, pois o conhecimento sobre a infecção pelo Coronavírus (Covid-19) ainda está em construção e os protocolos e diretrizes podem ser revistos a qualquer momento.

Caso haja suspeita que esteja infectado com o Coronavírus, como o beneficiário deve proceder?

Cada operadora de plano de saúde definirá o melhor fluxo para atendimento de seus beneficiários, portanto, a orientação é que o usuário que desconfie que está com Coronavírus entre primeiramente em contato com a operadora e se informe sobre os locais de atendimento.

Os planos de saúde cobrem o tratamento dos problemas de saúde causados pelo coronavírus?

Sim, os planos de saúde já têm cobertura obrigatória para consultas, internações, terapias e exames que podem ser empregados no tratamento de problemas causados pelo Coronavírus (Covid-19).

É importante esclarecer que o consumidor tem que estar atento à segmentação assistencial de seu plano: o ambulatorial dá direito a consultas, exames e terapias; o hospitalar dá direito a internação.

Caso ainda tenha dúvidas, como o beneficiário de plano de saúde deve se informar?

O beneficiário deve sempre procurar informações e orientações junto à operadora do seu plano de saúde. A ANS está orientando as empresas para que disponibilizem em seus portais na internet e disseminem através de seus canais de relacionamento informações sobre o atendimento e a realização do exame e ofereçam canais de atendimento específicos para prestar esclarecimentos e informações sobre a doença aos seus usuários.

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