Câncer de Próstata - Causas, Sintomas e Tratamento

Uma doença ocasionado exclusivamente nos homens, o câncer de próstata é uma alteração das células da próstata (glândula localizada no aparelho reprodutor masculino) de forma anormal, se espalhando até mesmo para fora do órgão reprodutor masculino, em casos mais graves.

Nesse texto vamos trazer algumas informações importantes para quem desconhece a doença e precisa fazer exames para o diagnostico em caso positivo ou negativo e também qual é o tratamento para quem tem o problema e como deve proceder.

É sempre bom ficar atento as medidas preventivas para não ocorrer o surgimento do câncer de próstata e caso aconteça o tratamento deve ser feito já nos dias iniciais da detecção.

Causas do câncer de próstata

Apesar do alto número de estudos que frequentemente são feitos a causa exata do câncer de próstata ainda não foi detectada, porém existem alguns fatores que contribuem para o surgimento da doença.

Um deles é a idade, quanto mais elevada maior o risco da doença se manifestar, existem alguns casos isolados de câncer de próstata em homens com menos de quarenta e cinco anos de idade.

Outro fator que deve ser considerado é a genética do indivíduo. Famílias com casos do câncer de próstata podem ser mais vulneráveis ao aparecimento da doença novamente em seus descendentes.

É questão de hereditariedade situações em que três ou mais parentes de primeiro grau tenham sofrido a doença, a doença se deu em 3 gerações seguidas (avô, pai e filho) ou em casos que o parente tenha sido diagnosticado com o câncer de próstata antes do cinquenta e cinco anos de idade.

A alimentação do homem adequada (soja, vegetais) pode ser considerada uma forma de prevenção do câncer de próstata, embora ainda exista pouco estudo sobre o assunto. Agora uma alimentação com excesso de carne vermelha ou a falta de vitamina D nos alimentos consumidos podem ser considerados fator de risco para o surgimento da doença.

Alguns medicamentos (anti-inflamatórios) podem ter uma relação com o aparecimento do câncer de próstata, portanto lembre-se sempre de consultar um médico e nunca fazer a automedicação.

Pacientes (homens) que já sofreram de gonorreia tem o índice de contrair o câncer de próstata elevado, segundo pesquisas feitas pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

Pessoas acima do peso (obesas) apresentam uma chance maior de desenvolverem o câncer de próstata e em situação mais grave que é quando o câncer se espalha além do órgão afetado inicialmente, ocorrendo um risco maior de mortes também entre as pessoas obesas.

Tipos do câncer e qual estágio se encontra

Dependendo de onde se desenvolve o câncer de próstata é que o diagnostico dirá qual o tipo de câncer que ocorre. O mais comum é o adenocarcinoma (desenvolvido na glândula que produz o sêmen), além deles existem outros como sarcoma, carcinoma de células pequenas, tumores neuroendócrinos, carcinoma de células transicionais.

E além de saber o tipo de câncer que o paciente está desenvolvendo é necessário verificar em qual estágio se encontra a doença para que o tratamento indicado seja o mais eficiente possível ao paciente que sofre do câncer de próstata.

Os resultados podem ser obtidos através de estágio clínico quando é baseado em exames físicos, testes de laboratório, biopsia da próstata ou eventuais testes de imagem. E também pode ser constatado em estágio patológico que além dos itens citados anteriormente acrescenta o resultado da cirurgia (caso tenha sido necessária a realização).

Existem cinco classificações para a verificação do desenvolvimento do câncer de próstata e estão divididas da seguinte maneira.

1) Extensão do tumor principal, denominada pela letra T.

2) Caso o câncer já tenha se espalhado para os linfonodos próximos, denominado pela letra N.

3) Quando o câncer se espalha para outros órgãos a sigla utilizada é M.

4) O nível do PSA ao ser diagnosticado a doença no paciente é outro tipo de classificação.

5) E a classificação de Gleason (baseada na biópsia da próstata)

Todas essas classificações tem suas ramificações que farão com que a equipe médica saiba em qual estágio encontra-se o câncer de próstata e qual será o melhor tratamento, para isso primeiro precisamos diagnosticar a doença e como faremos?

Diagnosticando o câncer de próstata

Existem várias formas de diagnosticar se o paciente está ou não com câncer de próstata, dentre eles os mais comuns são o toque retal e o exame de sangue que apresenta a dosagem de PSA, porém vamos citar mais alguns exames disponíveis.

A biópsia é um tipo de exame para diagnosticar casos de câncer de próstata, além dela o paciente pode optar por fazer uma ressonância magnética ou tomografia computadorizada, dentre outros procedimentos que serão uteis para detectar o surgimento da doença e em qual estágio ela se encontra naquele momento.

Sintomas do câncer de próstata

Ao apresentar alguns desses sintomas procure um médico para verificar o que está acontecendo, pois pode ser que o câncer de próstata já esteja instalado em seu corpo e quanto antes souber do problema maiores são as chances de cura.

Os sintomas que pacientes com câncer de próstata apresenta são urinar com mais frequência, dificuldade para começar a urinar, sangue na urina, dor durante o processo de micção (urinar), ejaculação dolorida, menos comum de manter ou atingir uma ereção.

Em casos mais graves podem aparecer dores nos ossos (principalmente coluna vertebral, fêmur, pélvis e costelas), fraqueza na perna, incontinência (dificuldade de controle) fecal e urinária.

Tratamento do câncer de próstata

Pessoas que tenham adquirido a doença precisam passar por um processo de tratamento, pois o câncer de próstata tem cura sim, assim como qualquer outro tipo de câncer quando diagnosticado precocemente.

Os tratamentos podem ser feitos por radioterapia, terapia hormonal, cirurgia para remoção da próstata, congelamento do tecido da próstata, quimioterapia, imunoterapia.

Além desses tratamentos que precisam de uma equipe médica por traz dando todo o suporte ao paciente que contraiu a doença, existem alguns tratamentos alternativos como arte terapia, atividade física, meditação, espiritualidade, técnicas de relaxamento, musicoterapia.

É sempre bom conciliar o tratamento do câncer de próstata com esses tratamentos alternativos para que os pacientes tenham um vida comum, convivendo com o câncer até o total desaparecimento da doença.

Conclusão

Após conhecer como age o câncer de próstata, vamos ficar atentos aos sintomas e sempre procurar um médico para o diagnóstico precoce. A Intermédica oferece uma equipe com os melhores profissionais para casos como esse, estando presente em várias cidades do Brasil, venha conhecer os planos e fazer uma avaliação das nossas instalações e convênios disponíveis.

Acompanhe nossas midias sociais: