Como controlar a Ansiedade

Sentir ansiedade é muito comum, já que todos nós vivenciamos momentos de tribulações nas nossas vidas. Mas controlar a ansiedade nem sempre é uma tarefa fácil.

Pensando nisso, preparamos um artigo com algumas dicas que podem te ajudar a controlar sua ansiedade com mais facilidade.

Mas primeiro, o que é ansiedade?

Termo usado para a descrição da preocupação ou antecipação de eventos envolvendo perigo ou inoportuno. Entretanto, vários sentimentos podem ser atribuídos à ansiedade, tais como: aflição, angústia, perturbação do espírito causada pela incerteza, entre outros.

Segundo o Ministério da Saúde, a ansiedade porém, é também um sentimento que ora nos ajuda e ora nos atrapalha. Contudo, quando ela está presente em excesso em nossas vidas pode se tornar uma grande inimiga.

Sem as ferramentas necessárias para lidar com a ansiedade começamos a conviver com a apreensão constantemente. Nos preocupamos demasiadamente de uma forma que nossos medos se agravam muito mais do que a realidade.

E assim, como podemos observar hoje em dia, muitos de nós acabamos desenvolvendo o transtorno de ansiedade, onde o sentimento se torna uma patologia.

Como controlar a ansiedade?

Dispor de mecanismos para lidar com a ansiedade é indispensável tanto pra quem tem transtorno de ansiedade quanto pra quem é ligeiramente ansioso.

Confira as dicas abaixo para descobrir como controlar a ansiedade.

Faça coisas que gosta:

Focar demais no trabalho pode te sobrecarregar e abrir portas para ansiedade se instalar. Reserve tempo para desfrutar de atividades que realmente te proporcionam prazer;

Abra mão do controle:

Você não pode controlar tudo, faça o que está ao seu alcance e aprenda a conviver com a incerteza;

Reserve tempo para resolver suas pendências:

Se você realmente precisa se preocupar com algo, reserve um tempo para organizar e buscar soluções. Só não use seu tempo livre para pensar em como solucionar seus problemas;

Viva o momento:

É hora de trabalhar? Foque no trabalho! Está brincando com seus filhos? Esteja 100% presente. É muito fácil sentir ansiedade ao executar uma tarefa pensando nas seguintes;

Esteja atento aos pensamentos:

A ansiedade é um gatilho para pensamentos negativos. Para não ser enganado pela sua própria mente, procure enxergar as evidências. Não se deixe levar por pensamentos tóxicos. Procure alimentar a mente com pensamentos positivos;

Pratique exercícios físicos:

Encontre a atividade que mais te dá prazer e vá gastar energia. A prática de atividades físicas ajuda a aliviar a ansiedade porque estimula a produção de serotonina, substância que aumenta a sensação de prazer.

Controle sua respiração:

Ao sentir a ansiedade chegando, tente fazer a respiração diafragmática - inspire lentamente pelo nariz, com a boca fechada. Deixe o ar circular até a altura da barriga ao invés de parar na altura do peito. Depois, expire lentamente soltando o ar pela boca;

Faça terapia:

Contar com a ajuda de um profissional da saúde impulsiona o crescimento pessoal e ajuda a controlar a ansiedade. Além disso são os profissionais que poderão identificar se a sua ansiedade é comum ou patológica e, baseado nas suas demandas individuais, poderão elaborar formas de tratá-la.

Vale lembrar que essas técnicas não são milagrosas e não funcionarão do dia pra noite. Repetição é a chave do sucesso aqui, é necessário transformar essas atitudes em hábitos.

Acompanhe nossas midias sociais: