Cuidados Gestacionais

Toda gestante tem o direito de decidir pela opção do parto normal ou da cesariana, a intervenção médica deve ser a mínima possível somente para orientar a paciente (grávida) quais são os prós e contras de ambas opções. Dessa forma o parto deve ser humanizado, ou seja, de escolha da mulher em processo de gravidez.

Esse texto trará algumas das dúvidas mais frequentes entre os dois tipos de partos em um processo final de gravidez e assim contribuirá para a mulher se decidir qual é o melhor procedimento para ela.

A gestante no conceito de humanização deve estar ciente do que significa um parto normal e quais serão os benefícios, bem como o que discute-se sobre o parto cesariano e seus benefícios para a saúde da mulher.

Diferença entre parto normal (humanizado) e o parto cesariana

O parto é o momento exclusivo em que a mulher gestante deve ter o poder de decidir por qual procedimento deseja passar e a opinião médica deve ser minimizada nesse instante.

As vantagens da gestante optar pelo parto normal são de que ele reduz o desconforto respiratório neonatal, alergias e as possíveis infecções, além de uma recuperação mais tranquila para a gestante evitando as chances de hemorragias e até o óbito.

No Brasil o número de partos por cesarianas chega a 84% com relação a outros países, segundo a organização mundial da saúde (OMS) a taxa ideal para partos de cesárea seria entre 10% e 15% e como funciona um parto desse modo.

O parto cesárea é resumidamente um procedimento cirúrgico em que há um corte no abdômen e outro no útero da gestante (paciente), abrindo um espaço para que o médico especializado retire o bebê.

Caso a opção pela cesárea não seja por necessidade, alguns fatores devem ser levados em consideração. Havendo a necessidade de um parto por cesárea, que é quando chega a hora do bebê nascer e isso não acontece por vários motivos, ou seja, não é uma escolha da gestante.

A partir da escolha pela cesárea a gestante deve observar que deverá passar por uma cirurgia, devendo permanecer em jejum por algumas horas antes do ato cirúrgico, ceder a aplicação da anestesia e caso não exista complicações durante o procedimento, o mesmo durará cerca de uma hora.

O pós parto é outra fase que a gestante ao decidir pela opção do pato cesárea deve passar, sendo bem mais complexo que o parto normal, devido a gama de medicamentos que a paciente deve tomar, além das dores e desconfortos permanecerem por um período maior.

A gestante permanece no hospital por no mínimo quarenta e oito horas e as limitações do corpo após a alta do local (hospital) serão inevitáveis, voltando a sua rotina normal aos poucos.

Cuidados no período de gestação

A gravidez é um período de 9 meses que a gestante (mulher) passa após ter sido fecundada e criado um óvulo dentro do útero e algumas situações são exclusivas desse período.

Um dos sintomas sentido no período de gestação é a ausência de menstruação, o ciclo mensal é interrompido e em consequência disso as mamas costumam ficar mais sensíveis.

Náuseas e vômitos também serão sentidos nesse período, além de fome excessiva e micção frequente (urinar mais do que o habitual). Todos esses são sintomas que farão parte da rotina da gestante durante a gravidez.

É preciso alguns cuidados por parte da gestante e um deles é realizar o pré-natal. O pré-natal funciona como um auxilio por parte da equipe de enfermagem durante todo o processo de gravidez, a ideia é prevenir a mãe a criança de problemas que possam ser ocasionados pela falta de informação.

Quando a gestante realiza o pré-natal em um local adequado e com uma equipe de profissionais qualificados o número de partos prematuros e cesáreas desnecessárias é reduzido, evitando que a criança ao nascer sofra de problemas patológicos.

A gestante é preciso ter cuidado com doenças hipertensivas durante o período da gravidez. Essas doenças trazem um número elevado de mortes durante a gravidez.

Gestantes tomem cuidado com o consumo de açúcar durante a gravidez, pois o aumento do nível de glicose no sangue traz riscos como pré-eclâmpsia e depressão, havendo necessidade de parto cesariana. Uma boa dieta e a pratica de atividades físicas é o indicado para que a diabetes gestacional não venha a ocorrer.

A anemia por insuficiência de ferro é outro item que a gestante deve se preocupar. Podem ser a causa da falta de ferro no organismo da mulher dietas pobres em ferro, infecção através de parasitas como malária, má absorção pelo intestino, hemorragias (mulheres que tinham sangramento menstrual intenso antes de engravidar), perda de sangue ao urinar, além de outras doenças como câncer e úlceras.

Os sinais que devem ser observados pela gestante com falta de ferro são cansaço excessivo, fraqueza, muita falta de ar, dores no peito e cabeça, tonturas, aparência pálida, aceleração dos batimentos cardíacos, falta de apetite, desejos incomuns (gelo, terra, grama), infecções com frequência, extremidades (mãos e pés) frios e inflamação da língua (em alguns casos).

A complicação mais comum no período de gestação, enfrentada pela gestante é a causada por náuseas e vômitos, também conhecida por hiperêmese gravídica, pode causar perda de peso e desidratação acima do normal, por isso é sempre aconselhável fazer o acompanhamento médico do pré-natal.

Para uma gestação tranquila e eficaz, uma boa equipe de profissionais para cuidar de você (gestante) é fundamental nesse período, conheça os nossos planos e as nossas instalações. O cuidado com nossas pacientes e o atendimento diferenciado são exclusivos da Intermédica em conjunto com os hospitais e clinicas conveniados.

Esse artigo trouxe uma noção de como enfrentar um período de gravidez e quais são os passos que a gestante deve fazer ao iniciar uma gestação. É claro que uma equipe de profissionais qualificados e capaz de atender todas as necessidades da gestante, é garantia de uma gravidez bem mais tranquila e sem transtornos.

Procure por planos que lhe ofereçam todo o suporte durante o período de gestação e também o pós parto que pode ocasionar algum problema que não foi detectado durante o pré-natal na gestante.

Acompanhe nossas midias sociais: